quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como se forma a Autoestima

Nossa autoestima é produto do nosso crescimento emocional e dos desafios que enfrentamos durante a vida.
Tudo tem ínicio ainda na infância quando muitas mensagens bastente sutis são passadas para nós, através do sorriso do pai, do olhar amoroso da mãe, de uma repressão, de um ar de desprezo ou desisnteresse. Há também a forma mais explicita como palavras de encorajamento, de incendivo e elogios; mas também há a indiferença, as grosserias ou irritações das pessoas importantes que estão ao nosso redor durante a construção da nossa personalidade ou seja na infância e na adolescência.
Cada uma das mensagens e cada um dos momentos transmitem um universo de informações que cria e reforça nosso amor próprio.
Antes mesmo te der idade para falar você já tinha formado ideias a respeito de si mesma, se era boa ou má, se era bonita ou feia, burra ou inteligente.
É nessa fase de construção enquanto ainda somos bebês que começamos a nos convencer da nossa posição como um ser desejado ou rejeitado, como um ser digno ou indigno de ser amado.
Os primeiros anos de formação são decisivos, a maneira com seus pais e parentes enxergam você e a maneira como eles se enxergam, assim como a relação da sua familia e a relação da sua familia com a comunidade, tudo isso determina o grau de autoestima.
NÃO SE PREOCUPE, AUTOESTIMA SE CONSTROI E SE RECONSTROI AO LONGO DA VIDA, SE SUA AUTOESTIMA ESTÁ EM BAIXA ESPERE OS PRÓXIMOS POST'S.

A medida que você amadurece passa por uma grande evolução emocional e esse amadurecimento começa na infância e se estende durante a vida adulta em alguns casos a autoestima pode até ser motificada mesmo na terceira idade.
Qualquer pessoa que atue em sua vida influência na sua autoestima.
Nossas historias de vida pessoais não são sempre positivas ou justas. Seus pais talvez tratassem você bem, mas tivessem dificuldades e essas por sua vez afetaram a visão que você construiu de si mesma. Mas muitas outras pessoas dentro ou fora da familia te elogiaram por algo.
Quando eu era criança eu era elogiada por ser uma menina quietinha e doce.

LEMBRE-SE QUE
NEM SEMPRE É POSSIVEL SE SENTIR BEM EM RELAÇÃO A TODOS OS ASPECTOS DA VIDA.

Nossa vida é cheia de experiências positivas e negativas, e nossa autoestima tende a refletir essa combinação ou seja sua visão de si mesma pode ser diferente dependendo da circunstancia em que você se encontra.
Sua autoestima depende da sua maneira de pensar em si mesma e muitas das suas dificuldades na construção de uma autoimagem saudável foram criandas ainda na infância em circunstancias que estavam fora do seu controle.

AGORA VOCÊ É UMA MULHER ESTÁ NA HORA DE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE POR SUA VIDA E AUTOESTIMA.

  1. Reconheça que seus pensamentos formam a base para a sua autoestima. Se você quiser se valorizar, você precisa se enxergar como um ser único, digno e precioso; Ou seja comece a pensar em você de forma diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário